RIPE Labs – Implicações da pandemia no trafégo da Internet

A RIPE Labs publicou recentemente um artigo: “The Lockdown Effect – Implications of the COVID-19 Pandemic on Internet Traffic” (O Efeito Lockdown – Implicações da pandemia COVID-19 no trafégo da Internet). O artigo sumariza uma investigação sobre o efeito dos lockdowns em vários aspectos do tráfego da Internet em várias localizações.

O estudo é baseado na análise de tráfego de um provedor europeu, três IXP (Internet Exchange Points) e uma rede educacional espanhola. Deste estudo se obtêm 3 pontos chaves:

  • Aumento de tráfego de 15-20% dentro de uma semana após o bloqueio.
  • Os padrões de tráfego nos dias úteis começam a parecer-se mais com os finais de semana.
  • Grande crescimento no tráfego de conferência, vídeo e jogos.

Achei interessante por ter uma paixão pela visualização de dados complexos e os autores fizeram um trabalho excelente. Mas também por me pôr a pensar por que não temos estatísticas do género para o nosso país (Angola) e qual seria o esforço para que tal acontecesse. Nem me refiro a dados detalhados a nível da aplicação mas estou certo que os nossos provedores e IXPs têm dados agregados como o volume de tráfego (diário/horário/dia de semana), picos de throughput, segmento residencial vs. corporativo, variações de volume de vendas e mais.

 

Se o sumário não for suficiente, pode ler o estudo completo com detalhes sobre a metodologia utilizada, o dataset e uma análise mais detalhada sobre diferentes tipos de tráfego.


The Lockdown Effect – Implications of the COVID-19 Pandemic on Internet Traffic
https://labs.ripe.net/Members/oliver_gasser/the-lockdown-effect-implications-of-the-covid-19-pandemic-on-internet-traffic

The Lockdown Effect:
Implications of the COVID-19 Pandemic on Internet Traffic
https://arxiv.org/pdf/1801.05168.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.