O fim do Cisco IOS “clássico”

Se está nesta vida de IT e networking desde os últimos 5 anos, com certeza conhece a 1ª família dos routers Cisco ISR (Integrated Service Routers), os famosos 1800, 2800 e 3800. E se assim for com certeza acompanhou a transição para os ISR G2 (1900, 2900 e 3900) e sentiu a frustração do novo modelo de licenciamento.

Pois bem, no mês passado, o fim dos ISR G2 também foi anunciado e a plataforma recomendada para substituição nesta gama são os 4000 ISR.

O router 7600, velha guarda da Cisco também teve o seu anúncio End-of-Sale e o produto de substituição é o ASR 9000.

O que isto tem a ver com o título?

Nos últimos tempos a Cisco foi desenvolvendo plataformas funcionando com novos sistemas operativos:

  • ASR 1000 com o IOS XE na agregação e edge empresarial
  • ASR 9000 com o IOS XR no Core e Edge dos Service Providers
  • Switches Nexus com o NX-OS no Data Center

Todos eles são sistemas operativos modulares e trazem só vantagens sobre o velhinho IOS (Internetwork Operating System)

Os ISR 4000 já não são IOS mas sim IOS XE. o ASR 9000, recomendado para a substituição dos 7600, corre IOS XR e já há alguns anos que os switches 2960 e 4500 deixaram o IOS e receberam novos modelos com o IOS XE.

Esta tendência mostra claramente o fim do conhecido IOS “clássico” com que nos habituamos e que existe desde antes de 1990 (nem me perguntem o ano da 1ª versão). Com estes anúncios, restam poucos routers que ainda correm IOS “puro”.

Tem que se preocupar?

Não. Felizmente o NX-OS e principalmente o IOS XE mantêm muitas semelhanças com o IOS em termos de síntaxe e o CLI (Command Line Interface – Interface de Linha de Comandos). As mudanças são mais notáveis em termos de arquitectura de software (kernel Linux), modularidade e alta disponibilidade. Só o IOS XR, mais orientado para ambientes Service Provider, traz diferenças significativas no CLI mas nada que não se resolva com uns poucos meses de prática.

E para saber mais?

Difference between IOS, IOS XE and IOS XR
https://pokounetwork.wordpress.com/2013/03/02/difference-between-ios-ios-xe-and-ios-xr/

Cisco NX-OS
http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/ios-nx-os-software/nx-os-software/data_sheet_c78-652063.html

Cisco ASR 1000 Series Aggregation Services Routers Software Configuration Guide: Software Packaging and Architecture
http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/routers/asr1000/configuration/guide/chassis/asrswcfg/Software_Packaging_Architecture.html

2900 End-of-Sale Announcement
http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/routers/2900-series-integrated-services-routers-isr/eos-eol-notice-c51-737831.html

3900 End-of-Sale Announcement
http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/routers/3900-series-integrated-services-routers-isr/eos-eol-notice-c51-737830.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *