Este post é uma continuação do meu super-mega-hiper sumário do novo programa de certificações da Cisco, a que eles chamam de “Next Level”
O foco de hoje é o CCNA e o que vai mudar quando os novos exames entrarem em vigor.
Quando?
O programa está todo delineado mas não entra em vigor já. Os novos exames e certificações só tomam efeito a partir de 24 de Fevereiro de 2020.
O que muda?
Actualmente existem 10 certificações CCNA. A grande mudança é que a partir de 24 de Fevereiro de 2020 existirá só um exame CCNA. Acabaram-se as escolhas.
O exame não será uma consolidação de todos os tópicos em todos os exames CCNA existentes hoje. Ao invés disso, o conteúdo será focado na base e nos tópicos de networking comum a todas as tecnologias:
- Network Fundamentals 20%
- Network Access 20%
- IP Connectivity 25%
- IP Services 10%
- Security Fundamentals 15%
- Automation and Programmability 10%
Como pode ver, o “peso” das tópicos está bem equilibrado mas mantém-se o foco em “IP Connectivity”, semelhante ao CCNA R&S actual destacando tópicos como subnetting, o funcionamento das tabelas de roteamento, roteamento estático e um pouco de OSPF.
Os detalhes estão disponíveis na página do exame único para o CCNA, 200-301 – CCNA Implementing and Administering Cisco Solutions (CCNA).
Migração
Actualmente existem 10 certificações CCNA.
Se estiver a estudar e preparado para fazer qualquer uma das certificações CCNA, siga em frente e passe o exame correspondente antes de 24 de Fevereiro de 2020. Passando o exame antes da data da mudança será automaticamente certificado CCNA no novo programa e poderá renovar a certificação nos 3 anos seguintes a partir da data em que passar o exame.
Recertificação
O CCNA mantém o seu período de validade de 3 anos.
Para recertificação, além de fazer um exame ao mesmo nível (Associate) ou superior, O CCNA entrou na onda da “continuing education” e também pode escolher a acumulação de créditos para renovar a certificação.
As opções para a recertificação são:
- Acumular 30 créditos de continuing education,
- Passar um exame Associate (além do CCNA há também o DevNet Associate),
- Passar um exame de concentração profissional (Professional concentration exam) (mais sobr isso no próximo post),
- Passar um exame de “technology core” (mais sobre isso no próximo post),
- Passar um exame CCIE lab.
CCNA Training and Certification Program
Cisco Certification Program Updates
Training and Certification Frequently Asked Questions (FAQs)
Pelos vistos os meus posts sobre este assunto vão ficar apenas em drafts heheh, keep ‘em coming Mário.