O tópico do momento, pelo menos cá em Luanda, é a energia (ou a falta dela.) Muito se fala das restricções de energia necessárias para encher a albufeira da nova barragem de Laúca e todos sentimos (e de que maneira).
Enche reservatório de dia, energia à noite, desvio para albufeira, pouca água em Cambambe… no meio disto tudo senti nos meios de comunicação a falta de uma explicação clara de por que sequer se precisa de ter uma albufeira cheia de água.
Ao invés de tentar fazer aqui um resumo deixo-vos um artigo e dois vídeos que explicam de forma simples e clara como a água gera energia nas barragens e finalmente perceber por que é preciso ter uma albufeira cheia de água.
Um pequeno extra, já se perguntaram por que falam em cotas de 800-850m quando a barragem tem somente cerca de 150m de altura? Porque a cota de água da barragem é medida com relação ao nível do mar só mesmo p’ra nos complicar!!
Bom proveito… e poupem energia por favor!
Portal Energia: Funcionamento da energia hidrica e Barragens Hidroelectricas
Siga também a página do Facebook AH LAÚCA Angola (AH = Aproveitamento Hidroeléctrico) que esperamos nos mantenha a todos actualizados daqui para frente.
—-
Cotas da Barragem, o que é?
http://www.dig.org.br/noticia/Entendendo-o-que-e-cotas-distrito-do-gorutuba/149/
Wikipedia: Hydroelectricity
https://en.wikipedia.org/wiki/Hydroelectricity
Wikipedia: Hidroeletricidade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroeletricidade