“A tecnologia tá dar MEDO!”

Não conseguia pensar em outra coisa quando vi os vídeos na página que vos indico mais abaixo.

Encontrei a página “sem querer”quando me caiu um podcast do site radiolab.org que nunca antes tinha ouvido. A descrição do podcast não é muito útil (Breaking News – Notícia de Última Hora), mas basta começarmos a ouvir e ficamos estupefactos com o que se fala.

O quê?

O podcast fala por exemplo sobre software, Voco, que permite sintetizar voz ao ponto de ser possível não só trocar ordem de palavras numa frase, mas também escrever o texto e este mesmo texto ser transformado em fala. Até aí tudo bem, nada fora do normal, tirando o facto de que esta fala é construída com base em uma amostragem de voz de determinada pessoa e a fala é reproduzida como se fosse a própria pessoa a falar. Basicamente podemos fazer com que alguém “diga” algo simplesmente escrevendo.

Se passa muito tempo no carro, percebe inglês e estas coisas estranhas interessam-lhe, pode ouvir abaixo (inglês).


Se não, então vá directo ao site Future of Fake News, deixe acabar o vídeo inicial e veja os 3 vídeos de que se fala no podcast.

Em um dos vídeos, é apresentada tecnologia que permite em tempo real alterar as expressões faciais de um “vídeo de destino” a partir da filmagem “de origem” naquilo que eles chamam Face 2 Face. No vídeo é possível ver actores a controlar as expressões faciais de Donald Trump, George Bush e Vladimir Putin como se fosse marionetes.

No vídeo que para mim foi o “mais chocante” são apresentados detalhes de como a partir de várias horas de audio é possível construir um vídeo de uma pessoa a falar determinado texto. Isso mesmo, construir um vídeo a partir da fala. E não é uma simples cara fixa, não não não! É uma cara foto-realista que se move de forma expressiva acompanhando o discurso.

No caso a cobaia foi o ex-presidente dos Estados Unidos de América Barack Obama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.