VirtualBox: Extension Pack Installer Failed. VERR_ACCESS_DENIED. A solução!

Na saga da migração de PC e operacionalização do meu novo brinquedo, hoje bati-me com mais um problema cuja solução apresento aqui. Desta vez com a instalação de Virtualbox Extension Pack.

Resumo para os apressados

Problema: Impossível instalar VirtualBox extension packs. Erro: “The installer failed with exit code 1: VBoxExtPackHelperApp.exe: error: Failed to rename the temporary directory to the final one: VERR_ACCESS_DENIED

Solução:

  1. Descomprimir o conteúdo do ficheiro .vbox-extpack para uma pasta específica do Virtualbox:
    C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\ExtensionPacks\Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack
  2. Reiniciar o Virtualbox

Detalhe para os desocupados

Depois um pequeno combate para ter as configurações de máquinas virtuais e discos virtuais no programa, não conseguia correr algumas máquinas com o erro:

Failed to open VM

---------------------------------------------------
Failed to open a session for the virtual machine ....

Implementation of the USB 2.0 controller not found!
Because the USB 2.0 controller state is part of the saved VM state, the VM cannot be started. To fix this problem, either install the 'Oracle VM VirtualBox Extension Pack' or disable USB 2.0 support in the VM settings.
 Note! This error could also mean that an incompatible version of the 'Oracle VM VirtualBox Extension Pack' is installed (VERR_NOT_FOUND).
 Result Code: E_FAIL (0x80004005)
 Component: ConsoleWrap
 Interface: IConsole {872da645-4a9b-1727-bee2-5585105b9eed}
---------------------------------------------------

Pelo erro, percebe-se que a máquina precisa da instalação dos Extension Packs para Virtualbox. Fiz o download do ficheiro apropriado para a minha versão (5.1.18). Duplo clique sobre o ficheiro para o instalar e:

Failed to Install Extension Packs

---------------------------------------------------
Failed to install te Extension Pack...
The installer failed with exit code 1: VBoxExtPackHelperApp.exe: error: Failed to rename the temporary directory to the final one: VERR_ACCESS_DENIED ('C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\ExtensionPacks\Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-_-inst-7052' -> 'C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\ExtensionPacks\Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack')
rcExit=1.
Result Code: E_FAIL (0x80004005)
 Component: ExtPackManagerWrap
 Interface: IExtPackManager {edba9d10-45d8-b440-1712-46ac0c9bc4c5}
---------------------------------------------------

O nosso querido Google levou-me a um ticket de 2011 em que os comentários tocavam sempre nas permissões de escrita na pasta. A solução passava por alterar as permissões no utilizador na pasta para Full Control ou desabilitar o software anti-virus.

Mas se as soluções propostas não funcionarem e não tiver privilégios de administrador? Um único post no forum Virtualbox chamou-me a atenção. Nele, a solução era descomprimir o conteúdo do ficheiro .vbox-extpack para uma pasta específica da instalação do Virtualbox. Foi esta a solução que decidi testar.

O ficheiro do Extension Pack está comprimido em “2 níveis”. No meu caso, v5.1.18, a estrutura no interior do ficheiro era:

Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-5.1.18-114002.vbox-extpack
 +--Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-5.1.18-114002
    +-- Pastas e ficheiros extension pack
    +-- ...
    +-- ...

Dentro da pasta de instalação do Virtualbox (C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\ExtensionPacks) crie a pasta Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack. É para esta pasta onde devem ser copiadas as pastas e ficheiros descomprimidos.

O resultado final:

vboxextpacks installed

Depois de copiados os ficheiros, basta reiniciar o Virtualbox e validar as Extension Packs instaladas em File – Preferences – Extensions.

extensions installed

As VM “doentes” ficam “curadas”

Lubuntu starting

Lubuntu running

Sucesso!!!

O que são Virtualbox Extension Packs?

Extension Packs do Virtualbox foram criadas na versão 4 para permitir estender as funcionalidades do Virtualbox. Actualmente, o Extension Pack permite aos guests suportar funcionalidades como:

  • Dispositivos virtuais USB2.0 e 3.0
  • Virtualbox Remote Desktop Protocol VRDP
  • Host webcam passthrough
  • Encriptação de discos virtuais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *