Network Collective #6 – Se eu soubesse…

Recentemente comecei a acompanhar um podcast chamado Network Collective que vai agora no 6º episódio. Claro que hoje em dia há muitos mas este em particular achei interessante por tocar em alguns pontos com os quais concordo.

O tema deste 6º episódio foi What I Wish I Had Known (“Se eu soubesse…” – boa tradução né?) e a conversa gira em torno do que os convidados, com vários anos de experiência, sabem agora mas que gostariam de saber no princípio das suas carreiras.Em suma:

  1. Dedique mais tempo à construção da rede de contactos e conhecer novas pessoas. Construir uma rede pessoal ao invés de uma rede informática
  2. Foque na aprendizagem técnica mais cedo na carreira, ao invés de quando já estamos “gagás”, casados e com filhos (é duuuuro)
  3. É normal não saber, dizer “não sei” e procurar/pedir ajuda. Ninguém sabe tudo!
  4. Perceba o negócio da empresa para onde trabalha. Quais as razões de determinados projectos?
  5. Estude e perceba bem as bases e os fundamentos antes de decorar comandos
  6. “Don’t leave too quickly and don’t stay too long”. “Não deixe muito cedo e não fique muito tempo”
  7. Assuma riscos cedo na sua carreira
  8. Ninguém se preocupa connosco como nós mesmos. Somos uma empresa de 1 um funcionário. 

Vários destes pontos podem se identificar mais consigo, mas comigo o que mais mudou a minha carreira foi saber o quão importante é perceber o negócio que suportamos. Qual a razão por estarmos a fazer o que fazemos e de recebermos determinadas instruções?

Serve não só para os técnicos mas também para a chefia intermédia que muitas vezes não tem o cuidado de fazer os técnicos perceber por que os pedidos são feitos. Não assumam que os técnicos são um grupo de ignorantes que não entendem nada! Vão ficar surpreendidos.

Oiça o podcast:

Episode 6 – What I Wish I Had Known

Se caras lhe interessam pode ver o podcast no Youtube:

O que é “Network Collective”?

Network Collective é um podcast/videocast(?) criado recentemente em que vários engenheiros de redes se juntam de 2 em 2 semanas para falar de vários temas ligados a este mundo, sei focar muito “nos bits”. Interessante!

What Is Network Collective?

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *