A Isabel vai subir o saldo!

Pois é… Começo por esclarecer que a frase não é de minha autoria, mas fiquei surpreso e achei engraçado a convicção com que o jovem a mandou para fora nos primeiros dias depois do anúncio da subida do valor da UTT (Unidade de Taxa de Telecomunicações).

A Isabel vai subir o saldo!

Na minha opinião, o jovem não é culpado por não ter percebido o que estava a acontecer. Algumas fontes de informação têm parte da culpa por terem noticiado simplesmente que “o saldo vai subir para Kz 1250,00”.

Mas felizmente, quase 30 dias depois do anúncio, acredito que grande parte dos angolanos estão esclarecidos. E este não é o objectivo deste post.

UTT é quê????

Este sim é o objectivo deste post. A origem da UTT. Mas eu não vou explicar, ao invés disso prefiro partilhar com vocês um pedacinho da nossa história. O decreto 3/04 Angola.

Este decreto, de nome Regulamento de preços dos serviços públicos de telecomunicações é o que determina as regras da UTT, a regulação de preços de serviços, o valor monetário da UTT e o significado da sigla. UTT não é Unidade de Tarifação Telefónica nem Unidade Tarifária de Telemóveis, UTT é Unidade de Taxa de Telecomunicações.

Interessante…

O que encontrei de mais interessante nesta lei foi que até a fixação da UTT em Kz 7,2, o valor monetário era variável ao longo do tempo dependendo do IPC (Índice de Preços do Consumidor) publicado pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

utt_equivalente_monetario

Esta é para mim, a razão principal da existência da UTT. Com os valores publicados em UTT os operadores não precisavam de alterar constantemente as tabelas de preços e material de marketing com a variação dos preços, numa altura em que a nossa moeda era instável, inflação elevada e o dólar americano era a referência para tudo (hmmm déjà vu) . O utilizador é que devia estar atento à factura e às comunicações do INACOM senão lixava-se!

Era a minha intenção passar alguma informação sobre quando o valor da UTT deixou de ser calculado mensalmente e passou a estar fixado em Kz 7,2. Segundo as notícias, esta fixação ocorreu em 2005/2006. Tentei contactar o INACOM para informações mas bati na rocha. Uma rocha bastante dura! Alguém ajuda?

E só pra chatear

Para aqueles que não acreditam que a UTT não serve só para o saldo móvel…

 

Unitel

utt_unitel_dados

Unitel

Unitel. www.unitel.ao

 

TV Cabo

TV Cabo. tvcabo.co.ao

 

Mundo Startel

Mundo Startel. startel.ao

 

Net One VoIP

Net One VoIP. www.netone.co.ao

 

Net One Internet

Net One Internet. www.netone.co.ao

 

MSTelcom Voz

MSTelcom Voz. mstelcom.co.ao

É curioso que dos vários provedores com serviços de voz e internet, somente a Net One e a Unitel publicam os preços do serviço de internet em UTT. Não haverá uma certa ilegalidade dos restantes provedores?

 

—-

Biblioteca digital no site do INACOM – Legislação

Decreto 3/04 de 9 de Janeiro

Wikipedia: Isabel dos Santos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.