A evolução do programa CCIE

Se se estiver a preparar para a certificação CCIE e ainda não tiver feito o exame escrito… melhor apressar-se porque a partir de 25 de Julho de 2016 haverá novo conteúdo.

O mundo de networking está a mudar com conceitos como SDN, NFV, API’s, virtualização DevOps e programabilidade de rede (network programmability) tomando cada vez mais espaço.

Como consequência desta mudança a Cisco anunciou em finais do ano passado a introdução de conteúdo novo para todos os exames teóricos de nível CCIE.

O novo conteúdo, denominado Evolving Technologies, conta com temas dos domínios:

  • Cloud
  • Network Programmability
  • Internet of Things

Os tópicos actuais irão se manter mas passarão contar somente 90%. As novas tecnologias irão contribuir com 10% do conteúdo.

CCIE evolving technologies

Uma outra novidade do anúncio é a introdução de tópicos unificados para os exames escritos e práticos. Com esta alteração, os exames deixarão de contar com uma lista de tópicos para o exame teórico e outra para o exame prático (lab). A lista passará a ser única havendo apenas diferença do “peso” de cada tema nos exames.
A implementação desta última alteração não é imediata para a maioria dos exames. Estes seguirão o seu ciclo normal e somente na altura do “refrescamento” passarão à unificação de tópicos. O primeiro exame a passar para os tópicos unificados é o CCIE Datacenter 2.0. Os novos exames entram em vigor em 25 de Julho de 2016.

CCIE DC 2.0 Unified topics

Tópicos Unificados para o CCIE DC 2.0

Vai acelerar ou se preparar para o novo conteúdo?

BRKSDN-4005 – CCIE Skill Transformation to SDN Kungfu Master 2016 Berlin

Quer saber mais sobre SDN e NFV? Nada melhor que começar com esta apresentação no evento Cisco live Berlin 2016. O nome desta sessão diz quase tudo: “A transformação das habilidades do CCIE para Mestre de Kung Fu SDN”.

Esta sessão, apresentada por Himawan Nugroho, é o ponto de partida recomendado para quem se está a preparar para o exame teórico depois de 25 de Julho. Himawan, que “se virou” para o SDN nos últimos 2 anos toca nos temas de SDN, NFV, controladores SDN, API’s, Openflow, Openstack, programabilidade, orquestração e recomenda 10 passos para se tornar num “SDN Kung Fu Master” em 6 meses.

Demonstração da VM “All-In-One”

Durante a apresentação um dos pontos mais interessantes foi a demonstração dos vários princípios e conceitos com uma VM all-in-one (tudo-em-um) contendo pre-instalados dynamips (simulando routers fisicos), Vyatta VyOS (router virtual), mininet (simula rede com dispositivos openflow), openstack e um portal web.

SDN Warriors All-In-One VM

VM All-In-One para estudo SDN/NFV

A VM e guias estão disponíveis para download grátis na página facebook do grupo SDN Warriors (https://www.facebook.com/groups/sdnwarriors/)

 

—————

Himawan Nugroho, 3xCCIE #8171 e CCDE#20130018,  é Solutions Architect para Cisco Advanced Services. Juntou-se à Cisco em 2006 e tem mais de 13 anos de experiência em projectos complexos para clientes em vários países do mundo.
Twitter: @hnugroho
www.himawan.nu

3 Comments A evolução do programa CCIE

  1. Pingback: Entrevista com Hudson Cruz | Ignorante e Indeciso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *