O que é a “Cloud”?

Durante o 1º Forum Expansão de Telecomunicações conversei com algumas pessoas sobre serviços de hosting/alojamento. Durante a conversa, um funcionário de um provedor angolano disse:

Nós temos cloud hosting no nosso datacenter, porque não fazem lá?

Eu sabia que o provedor não tem serviços de cloud (nuvem) mas começou uma batalha interna na minha mente pois eu sabia que os serviços daquele provedor não eram cloud mas ao mesmo tempo não sabia como explicar.

Então, o que é a cloud?A “melhor” resposta existe em um documento do NIST (National Institute of Standards and Technology).

A computação em nuvem é um modelo para permitir o acesso ubíquo, conveniente e por demanda a um pool compartilhado de recursos de computação configuráveis (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente aprovisionados e lançados com um mínimo esforço de gestão ou interacção do provedor.

Ya, ya… eu sei! É preciso ler umas 10 vezes para começar a ter uma ideia do que esses indivíduos queriam dizer. Mas a forma mais clara de definir se um serviço é cloud ou não é apresentada no documento pelas suas 5 características essenciais:

  • Self-service por demanda (On-demand self-service): aprovisionamento de capacidade de computação de forma unilateral sem necessidade de interacção humana com o provedor. Click, click já está!
  • Acesso generalizado à rede (Broad network access): Capacidades estão disponíveis através da rede e acedidas por mecanismos que promovem a utilização de vários tipos de plataformas (móveis, tablets, laptops e workstations)
  • Pool de recursos (Resource pooling): Os recursos do provedor servem vários consumidores com recursos físicos e virtuais atribuídos e redistribuídos dinamicamente de acordo com a demanda. O cliente tem pouco controlo e conhecimento sobre a localização exacta dos recursos além da especificação em alto nível (país, estado, datacenter)
  • Elasticidade rápida (Rapid elasticity): Capacidades podem ser aprovisionadas e liberadas, em alguns casos automaticamente, para escalar rapidamente para cima ou para baixo conforme a demanda. Para o utilizador, esta capacidade geralmente parece ilimitada!
  • Serviço medido (Measured service): Os sistemas cloud controlam e optimizam a utilização de recursos tomando partido da capacidade de medição com um nível de abstracção apropriado para cada tipo de serviço (armazenamento, processamento, largura de banda e número de utilizadores). Os recursos podem ser vigiados, controlados e estes dados apresentados em relatórios.

É um documento interessante e lista também os modelos de serviço (service models) e modelos de implementação (deployment models). Leia todo o documento aqui (pdf).

O que é o NIST?

NIST é o acrónimo de National Institute of Standards and Technology, uma instituição do estado americano com a missão de promover a inovação e competitividade industrial no Estados Unidos de América avançando a ciência de medições, standards e tecnologia com formas que melhorem a segurança económica e melhoram a qualidade de vida.

Quer experimentar?

A maioria dos provedores de serviços cloud permitem testar por tempo limitado um conjunto de serviços. Deixo aqui os links informativos para os 3 líderes mundiais:

AWS – Amazon Web Services

12 meses grátis para recursos específicos. Além dos 12 meses existe um conjunto de produtos “Always Free” que permitem utilização grátis dentro de certos limites e que nunca expiram.
https://aws.amazon.com/free/

Microsoft Azure

200$ de crédito para utilizar em 1 mês
https://azure.microsoft.com/en-us/free/

GCP – Google Cloud Platform

Onde está a correr um dos melhores programas de todos os tempos Evernote (não quero discutir com ninguém, blog é meu!). 300$ de crétido grátis para utilizar em 12 meses para recursos específicos. Além dos 12 meses existe um conjunto de produtos “Always Free” que permitem utilização grátis dentro de certos limites e que nunca expiram.
https://cloud.google.com/free/

Alibaba Cloud (Bónus)

O líder em serviços cloud na China que apareceu pela 1ª vez no quadrante da Gartner para Cloud Infrastructure as a Service (IaaS)  em 2017. 300$ de crédito grátis para utilizar em 60 dias!
https://www.alibabacloud.com/campaign/free-trial

 

——–

NIST – Our Organization
https://www.nist.gov/about-nist/our-organization

Magic Quadrant for Cloud Infrastructure as a Service, Worldwide
https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-2G2O5FC&ct=150519

AWS vs. Azure vs. Google Cloud: Which free tier is best?
http://www.infoworld.com/article/3179785/cloud-computing/aws-vs-azure-vs-google-cloud-which-free-tier-is-best.html

1 Comment O que é a “Cloud”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *