Albufeira cheia de água pra quê?

O tópico do momento, pelo menos cá em Luanda, é a energia (ou a falta dela.) Muito se fala das restricções de energia necessárias para encher a albufeira da nova barragem de Laúca e todos sentimos (e de que maneira).

Enche reservatório de dia, energia à noite, desvio para albufeira, pouca água em Cambambe… no meio disto tudo senti nos meios de comunicação a falta de uma explicação clara de por que sequer se precisa de ter uma albufeira cheia de água.

Ao invés de tentar fazer aqui um resumo deixo-vos um artigo e dois vídeos que explicam de forma simples e clara como a água gera energia nas barragens e finalmente perceber por que é preciso ter uma albufeira cheia de água.

Um pequeno extra, já se perguntaram por que falam em cotas de 800-850m quando a barragem tem somente cerca de 150m de altura? Porque a cota de água da barragem é medida com relação ao nível do mar só mesmo p’ra nos complicar!!

 

Bom proveito… e poupem energia por favor!

Portal Energia: Funcionamento da energia hidrica e Barragens Hidroelectricas

 

 

Siga também a página do Facebook AH LAÚCA Angola (AH = Aproveitamento Hidroeléctrico) que esperamos nos mantenha a todos actualizados daqui para frente.

—-

Cotas da Barragem, o que é?
http://www.dig.org.br/noticia/Entendendo-o-que-e-cotas-distrito-do-gorutuba/149/

Wikipedia: Hydroelectricity
https://en.wikipedia.org/wiki/Hydroelectricity

Wikipedia: Hidroeletricidade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroeletricidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.